segunda-feira, 6 de junho de 2016

Estação pés no chão.

Danças região Sul.

Fandango

Esse estilo de dança tem origem ibérica e foi trazida pelos portugueses para as regiões de litoral do Paraná. No Brasil, recebeu influências dos índios e o fandango também pode ser encontrado nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. São utilizados instrumentos como violas, pandeiro e uma rabeca enquanto a letra é improvisada. Os dançarinos fazem uma roda e dançam com passos valsados e o ritmo é seguido com palmas e com as batidas dos pés.
Resultado de imagem para danças da região sul fandango

Dança dos facões

A dança do facão ou dança-dos-facões é dança popular no Rio Grande do Sul (Vacaria, Lagoa Vermelha, São Francisco de Paula) e em Santa Catarina, na região da cidade de Lages.

É dançada por par masculino, munido de dois facões afiados — o que exige agilidade e rapidez de reflexos. Parece ter raízes distantes nas danças de esgrima, em que são empregadas espadas ou facas.

Esse tipo de dança foi registrado na Ásia, Europa Oriental e África muçulmana, em regiões de aglomerados predominantemente masculinos. No Brasil encontram-se similares, existentes em Minas Gerais e Goiás.

Vanerão

Vanerão é um tipo dança típica do Rio Grande do Sul. Assim como a vanera e a vanerinha, nasceu de origem alemã e se desenvolveu no Rio Grande Do Sul. Seu ritmo foi influenciado pela habanera, originada em HavanaCuba, da mesma forma que vários outros encontrados nos países hispano-americanos, como o tango, o samba canção e o maxixe.[1]
De acordo com o andamento da música, têm-se as variantes vanerinha, para ritmo lento, vanera, para ritmo moderado, e vanerão, para ritmo mais rápido.
Ao lado do xote, do bugio e do fandango, tornou-se uma das danças mais populares do Rio Grande do Sul e dos outros estados da região sul, Santa Catarina e Paraná, devido à migração de gaúchos para outras terras.
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário