O QUE É?
Webdesigner ou designer de web é o profissional que elabora o projeto gráfico e estético de um site de internet. Ele projeta os elementos gráfico-visuais da página de web, ou seja, a disposição dos ícones, imagens e texto, para produzir um material agradável e funcional para o usuário. As técnicas que este profissional utiliza para o projeto de um site são aplicadas para valorizar o produto exposto e facilitar a utilização. O termo "webdesigner" surgiu com a necessidade que engenheiros, analistas e programadores tinham por conceitos de navegabilidade e estética para a criação de ambientes virtuais de acesso pela rede de internet.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?
É muito importante nesta profissão ter criatividade e sensibilidade artística para perceber as tendências estéticas e visuais que mais agradam ao "internauta", buscando sempre sua satisfação ao acessar o conteúdo da rede. Isto é adquirido através do espírito de observação e crítica, necessários ao profissional.
QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA?
Há cursos específicos que preparam o estudante para o exercício da profissão de webdesigner. Ao se inscrever para o vestibular, ele deve buscar as faculdades que tenham o curso Tecnologia em WEB DESIGN ou Design Gráfico, que têm duração de dois a 4 anos dependendo das matérias. Para aqueles que desejam uma formação mais ampla, trabalhando não só em design de internet, mas também com design de produtos em geral, é indicado o curso de Desenho Industrial (também chamado de Design), no qual ele também vai adquirir técnicas para a utilização na Web, porém sem tanta profundidade como no curso específico para tal. No caso, seriam indicadas especializações na área de internet após a conclusão do curso superior. O curso de Tecnologia em Web Design ou Design Gráfico oferece conhecimentos específicos de gestão e planejamento digital, arquitetura da informação, semiótica, conhecimentos de XHTML, usabilidade, entre outros. Apesar de já existir curso superior de webdesigner, o certificado de formação universitária e de pós-graduação não é exigência legal para exercício da profissão. Por outro lado, o diploma de graduação é um diferencial competitivo quando se trata de disputar uma vaga em empresas de design digital, ou conseguir uma bolsa de estudos para aperfeiçoamento. Além disso, é imprescindível que o profissional saiba utilizar softwares voltados para a criação de websites, tais como: Photoshop, Flash, Dreamweaver, Fireworks, entre outros.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
Entre as principais atividades de um designer de web, estão: Pesquisar tecnologias e ferramentas adequadas à necessidade do cliente Reunir-se com clientes para conhecer suas necessidades e preferências Realizar pesquisas de mercado para conhecer a concorrência e apresentar novas idéias ao cliente Criar fluxo de navegação e layouts funcionais Elaborar o orçamento dos projetos Criar alternativas visuais para as estruturas elaboradas Gerenciar a produção, manutenção e atualização de conteúdos dos sites, utilizando ferramentas de controle, como navegadores, editores de texto, imagem, páginas, animação, áudio e vídeo Criar ilustrações, infográficos e animações 2D e 3D para websites Elaborar a programação visual de websites com relação a logomarcas, ícones, botões, cores e textos, criando uma identidade baseada em um projeto de comunicação visual para o site Desenvolver e adequar linguagens de programação estruturadas específicas para websites e gerenciar o acesso de páginas a bancos de dados Elaborar projetos tecnológicos de websites abordando tecnologias empregadas, sistemas de atualização, mecanismos de segurança de transações e confiabilidade e estabilidade da página de internet
ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES
O webdesigner atua basicamente em duas frentes: o webdesigner de interface e o webdesigner multimídia. O webdesigner de interface é o responsável pelo desenvolvimento dos elementos de identidade gráfico-visual. É responsável pelo desenho detalhado das interfaces de usuário como de telas, ícones, elementos de interface, mensagens etc. Já o webdesigner de multimídia é o responsável principal pela visão que o site apresentará aos usuários, pelo desenho detalhado da estrutura base, das estruturas de navegação, de integração dos meios, definição do material a ser utilizado como textos, vídeos, imagens e sons. Dentro desta definição, o designer, tanto de interface como de multimídia pode atuar como: Gerente de Projeto - responsável pela coordenação da produção, manutenção e atualização de conteúdos em websites Programador Visual - responsável pelo desenvolvimento e aplicação de fontes, logotipos, botões, ícones, banners, imagens e demais elementos gráficos, bem como pela criação de modelos gráficos e adequação dos mesmos às páginas Web Arte-finalista Web - responsável pela inserção e adequação de conteúdo gráfico em páginas Web Ilustrador Web - responsável pela criação de ilustrações, desenhos, infografia e animações 2D e 3D para páginas de internet Arquiteto de Informação - responsável pela hierarquização das informações e estrutura do site Coordenador de Design para Internet - responsável pelo gerenciamento da produção visual de sites Desenvolvedor de soluções Web na área de comunicação visual: atua na implantação de projetos gráficos em ambiente Web Gerente de Conteúdo - responsável pela coordenação da produção, manutenção e atualização de conteúdo Prototipador de websites - responsável pela criação de protótipos gráficos de websites para apresentação, aprovação, estudo e desenvolvimento de projetos O profissional pode atuar como autônomo ou com vínculo empregatício em agências de comunicação, assessoria de imprensa, agência de publicidade, ou empresas com websites na Internet ou Intranet, que atuará na criação gráfica e visual de websites.
CURIOSIDADES
O surgimento e a evolução da profissão de webdesigner estão relacionados à história da comunicação em rede virtual. Nos anos 70 e 80, os sistemas informatizados eram impossíveis de serem operados por pessoas sem competência específica, sendo que a única solução era uma profunda adaptação do homem ao sistema. A partir do momento em que a Internet começou a tomar a forma que conhecemos hoje no início dos anos 90, com a utilização de interfaces gráficas de publicação de conteúdo, pessoas que antes utilizavam complexas linguagens de programação passaram a adaptar-se à nova realidade, onde o conhecimento de editoração gráfica se sobrepõe à complexidade técnica de tempos passados. A partir deste período, houve uma gigantesca popularização da informática, com o advento da World Wide Web (www), abrindo opções de trabalho a futuros designers de web. No Brasil, este setor foi impulsionado no final dos anos 90 e início do século XXI com a redução de preço de computadores pessoais e facilidade de acesso à rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário