segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Música

A ORIGEM DA MÚSICA 
A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.
Resultado de imagem para o que é musica erudita
O QUE É MELODIA,HARMONIA E RITMO ? 

melodia são os sons tocados em sequência, um após outro; harmonia são os sons tocados ao mesmo tempo (são os acordes, os famosos acordes nada mais são que sons tocados ao mesmo tempo) e o ritmo, ou seja a pulsação da música.
Resultado de imagem para o que é melodia harmonia e ritmo
O QUE É MÚSICA ERUDITA OU CLÁSSICA ?
 Música clássica ou música erudita é o nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental. Abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX ate o presente e segue cânones preestabelecidos no decorrer da história da música .
Resultado de imagem para o que é musica erudita
ÓPERA 
Ópera (em italiano significa trabalho, em latim, plural de "opus", obra) é um gênero artístico teatral que consiste em um drama encenado acompanhada de música, ou seja, composição dramática em que se combinam música instrumental e canto, com presença ou não de diálogo falado.
Resultado de imagem para O QUE É MUSICA OPERA
MÚSICA POPULAR 
Música popular é qualquer gênero musical acessível ao público em geral. Distingue-se da música folclórica por ser escrita e comercializada como uma comodidade, sendo a evolução natural da músicafolclórica, que seria a música de um povo transmitida ao longo das gerações.
Resultado de imagem para O QUE É MUSICA POPULAR


MÚSICA TRADICIONAL 


A expressão música tradicional refere-se, geralmente, à música própria que faz parte da tradição de um povo, duma determinada região geográfica e num determinado contexto social, tendo raízes num passado remoto. Fruto de transmissão oral, a música tradicional portuguesa sofre evolução e é permeável aos contactos e influências culturais do exterior (por exemplo, a música tradicional brasileira deriva de música europeia, africana e ameríndia).
A grande característica da música tradicional é a sua indissolução do seu contexto vital. Não nasce como um objecto estético que se valorize e admire por si só, mas sim como uma música funcional associada ao trabalho duro do campo. Existindo apenas como uma memória no seu contexto original, representa a psicologia, um modo de vida de um povo e os fósseis de um passado remoto.

PENTAGRAMA OU PAUTA 
Notação Musical mais comum é o Pentagrama Musical e, como o próprio nome já diz, o mesmo é composto por cinco linhas – e, consequentemente, por quatro espaços. O pentagrama pode ser também chamado de Pauta, ou Pauta Musical.

pentagrama musical

CLAVES 
Na escrita musical, para se determinar a altura de um som é necessário o uso de um sinal gráfico musical chamado “Clave”. Este sinal determina o nome da nota e sua altura na escala e deve ser colocado, a princípio, no início da pauta.
Existem três tipos de Claves:




– A clave de Sol é escrita na segunda linha.
– A Clave de Dó é escrita na primeira, segunda, terceira e quarta linha.
– A Clave de Fá é escrita na terceira e quarta linha.

NOTAS MUSICAIS 
Notas musicais são sinais que representam a altura do som musical. Apesar de serem inúmeros os sons empregados na música, para representá-los bastam apenas sete notas:
DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI

FIGURAS MUSICAIS 
Figuras musicais (ou figuras rítmicas) são símbolos utilizados para representar os tempos de uma música. Agora que já aprendemos a representação das notas na partitura, chegou a hora de estudarmos como os tempos são escritos. A duração de cada nota ou acorde numa partitura vai ser determinada pelas figuras rítmicas
figuras musicais

COMPASSO MUSICAL 
Compasso musical é uma divisão da música em intervalos de tempo iguais, com o objetivo de organizar a estrutura e facilitar a orientação para o leitor. Esse intervalo de tempo é representado por barras verticais, como no exemplo abaixo (destacado em laranja):
compasso musical